"Este site é dedicado à você, mulher, que está passando, passou ou ainda irá passar por uma separação. Venha rir conosco, e descubra que a vida nada mais é do que um filme, você escolhe se vai ser um drama ou comédia."

segunda-feira, 18 de abril de 2011

PÓS SEPARAÇÃO I

Estava aqui pensando sobre o que falar... Ai lembrei de uma etapa da minha vida muito complicada, que foi o "pós-separação".

Nós mulheres, quando terminamos um relacionamento, por pior que seja, sofremos como umas condenadas... É uma grande mescla de sentimentos que pode colocar qualquer uma numa depré do cão. São eles: culpa, remorço, desilusão, sensação de fracasso, de rejeição... Dependendo de como for, ou melhor, independente de como for, uma boa pedida é procurar ajuda de um profissional da psicologia, mas como nem todas tem acesso à esses serviços, vamos prestar um serviço gratuito à vocês nesse momento, o da informação! Com ele, você pode tentar entender o quese passa.

Vamos ao passo à passo? Quando a relação chega ao fim, e determina-se a separação, podemos pensar que:

1) DESILUSÃO - Compartilhando um pouco da minha história de vida: Eu fui ensinada que iria ter apenas um homem na vida, e juntos iriamos constituir uma família, evoluir, ter uma penca de filhos, ficar em casa e seriamos felizes para todo o sempre, porém... como diz a música da Cássia Eller: "O pra sempre, sempre acaba..." - Pois é foi isso que aconteceu, o felizes para sempre, das histórias infantis, virou um pesadelo, após ser traida pela segunda vez, decidi por finalizar a relação. Ouvir All by myself da diva Celine Dion, imitando a Renée Zellweger no filme: O Diário de Brighet Jones, foi o melhor coisa que consegui fazer ¬¬ Sim uma tragédia! rs... 

2) CULPA/FRACASSO - Não é bem assim! Um casamento não depende nem só do homem, nem só da mulher, ainda mais nos dias de hoje, onde passamos uma transição de períodos, por mais que a mulher diga que é moderna e independente, o homem está acostumado com a figura materna que o criou, que na maioria das vezes, foram mães que abandonaram suas carreiras para cuidar dos filhos, e as mulheres, estão acostumadas com a figura do pai, como o mantenedor da casa, o porto seguro, aquele que leva a família nas costas no que se diz finanças. Ao vivenciar isso, e querer ou esperar uma vida moderna, por mais "moderninhos" que sejam nossos pensamento, esperamos que o ciclo continue. Uma das coisas que faz parte do ciclo perfeito do século passado é que: casamento é um só nessa vida (nossa, a voz da minha mãe ainda parece nítida em minha mente). Porém o que precisamos entender, é que tudo tem um início, meio e fim, e o fim pode vir de varias formas, nosso alento vem do fato que nesse processo podemos adicionar uma palavrinha que a princípio pode parecer dolorosa, mas é a segunda chance, ou seja: recomeço.
Por mais que você chegue a conclusão de que foi falha em alguns pontos, e ele em outros... A melhor coisa à fazer quando tiver esse sentimento é, desabafar, seja com a psicóloga, seja com a amiga, ou até mesmo um pedaço de papel, exponha seus erros, peça um feedback (retorno), ouça, porém esteja desarmada para conseguir digirir sem mágoas esse aprendizado. No caso da folha de papel, anote, releia, pense consigo mesma: "- Eu errei, mas posso virar essa página!" - Seja forte, apesar da dor. Na vida tudo é um aprendizado evolutivo, veja por exemplo os programas de computador, não são perfeitos, mas nas versões mais atuais, sempre vem uma coisinha extra que faltava na anterior, e assim o software evolui. Não somos eletrônicas, mas temos o poder de programar nossas vidas, ou simplesmente ficarmos obsoletas, chatas, repetitivas, continuar nos mesmos erros não é ser sábia. Tenha dignidade, respire fundo e siga adiante.

3) SENSAÇÃO DE REJEIÇÃO - Sabe é fato que depois do casamentos, tanto homens, como mulheres, costumam dar aquela "relaxada" mais comum ainda, a mulher se sentir rejeitada depois da separação. Tipo, a perguntinha: "Ele não me quer mais porque?!?" - vai ecoar na sua mente, pq procuramos justificativas, e uma forma de justificar, é começar a depreciar-se. A auto-estima, muda de nome... vira "baixa-estima" nos sentimos péssimaaaaaaaas... gordas ou magrelas, peitudas ou despeitadas... nunca tem um meio termo, você pode até falar fora de casa que tá tudo ok, mas quando você fecha as portas da sua casa, e tem seu momento "isolado", vai de encontro ao espelho, pode confessar, ele parece ou não parece o jogo dos 7 erros? Sua mente mostra inidamente o que você era ou gostaria de ser, e você começa ali a apontar seus defeitos... Sejam seios, barriga, isso ou aquilo... Uma vez eu disse que junto com a separação, deveria vir um vale plástica, porque sinceramente um casamento, com filhos e tudo mais, dá uma caidinha na mulher, é fato! Pra que vamos esconder, não é mesmo? Porém queridas, só há uma pessoa no mundo que pode mudar isso, e essa pessoa é você!

Saiba, que sempre tem alguém que importa-se contigo neste mundo, seja esse alguém, filhos, amigos, pais, parentes... Sempre tem alguém que estará disposto à lhe dar uma força para te reerguer! Mas não use as pessoas de muletas, aprenda a lidar com a perda, ame-se! Você, é uma pessoa única, com seus dons e talentos, com suas peculiaridades, seus anseios... o mundo é tão grande e cheio de oportunidades! Cuide de você, toque seu corpo, pense em coisas que pode fazer de imediato para sentir-se bem, nem todas elas precisam de muito dinheiro! E não se fruste se não puder logo de cara encarar uma academia, uma cirurgia ou um spa... Seja inteligente! Se você tem uma ferramenta como a internet à sua disposição, você pode aprender desde pratos com baixa caloria e baixo custo, até uma mascara facial feita em casa. Sério!

Saia o quanto antes da condição de coitadinha, e corra para a condição de poderosa... Deixe a baixo estima junto com as coisas velhas que vai desfazer-se e abra os braços para sua nova amiga, a auto-estima.

Extra: Não tem coisa melhor do que estar muito bem no dia que se vê o ex, e ter a certeza de que fez ele pensar no que ele perdeu!

Beijocas minhas lindas! Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário